Informação, Receitas

Erva-cidreira ou capim cidreira?

ErvaCidreiraXCapimLimaoDepois dessa descoberta meu mundo nunca mais será o mesmo! Nesse final de semana fui almoçar na casa dos meus avós e minha bisa estava por lá. Cheguei super animada para falar com ela porque eu tinha comprado uma mudinha de erva-cidreira para fazer o cházinho que tomo na casa dela. Nisso eu perguntei como ela fazia, quantas folhas colocava, essas coisas. Estranhei no momento que ela falava que pegava uma folha de tal tamanho muito, mas muito, maior do que a planta que eu havia comprado. Epa, pera aí, estamos falando da mesma planta? Enquanto eu falava que a folha era pequena e gordinha, ela afirmava que era fina e comprida. Minha cabeça fez um nó de vez. Hoje eu fui pesquisar para saber, qual era a  verdadeira erva-cidreira e descobri que muitas pessoas tem essa dúvida e sempre confundem ambas. A verdadeira erva-cidreira é a que eu falava, desculpa bisa, com folha gordinha e pequena e a outra é o capim cidreira, também conhecido como capim-limão, pelo menos eu conheço assim. Ambas são muito similares no cheiro, no sabor e nos benefícios que trazem para a gente. Que tal conhecer um pouco mais sobre? ErvaCidreira Erva-Cidreira Também conhecida como Melissa, tem folhas ovadas muito parecidas com as de hortelã, só que em tons mais claros. As flores são pequenas e brancas, quanto ao caule, ele seca durante o inverno, mas volta a reverdecer na primavera. Essa erva costuma atrair abelhas, justamente por isso é denominada Melissa, “abelhas” em grego. Alguns de seus benefícios são:

  • Melhora a qualidade do sono
  • Alivia as dores de cabeça
  • Combate os gases
  • Preveni distúrbios digestivos
  • Alivia cólicas menstruais e intestinais
  • Preveni distúrbios renais
  • Promove o alívio da tosse
  • Promover o bem estar e a tranquilidade.

CapimCidreira Capim-Cidreira Capim-Limão, capim santo, erva-príncipe, é uma planta de folhas finas, longas e verdes, com um aroma parecido com a erva-cidreira. Essa erva possui propriedades calmantes, antibactericidas, diuréticas, desinfetante e antidepressiva. Além disso, por conter óleo essencial de citronela é, também, um excelente repelente de insetos, usávamos muito lá em casa na época de cortar a grama. Alguns dos benefícios do capim-cidreira são:

  • Ajuda na digestão
  • Combate a agitação e insônia
  • Combate infecções de pele
  • Alivia dores musculares
  • Alivia tosse, dores de cabeça e febre
  • Previne doenças do fígado
  • Alivia tensão e stress
  • Ajuda quem tem pele oleosa

O que vocês acharam? As duas tem benefícios parecidos, não? Além do chá ser delicioso! Espero que tenham gostado e que dúvidas tenham sido sanadas. Se vocês tiverem mais dúvidas como essa pode comentar aqui no blog que prometo pesquisar e trazer respostas 😉 Não esqueçam de curtir a página no Facebook, além de comentar aqui e seguir o blog! -xoxo

Padrão

5 comentários sobre “Erva-cidreira ou capim cidreira?

  1. amigasbranquelas disse:

    Eu tenho capim cidreira em casa e adoro! No inverno faço o chá dela e tomo feito tipo chimarrão com a erva mate e tal, fica uma delícia! E eu nem sabia que existia essa plantinha pequena, a erva cidreira haha

    Curtir

Deixe um comentário

